Estudantes do IPLeiria levaram ciência a alunos do ensino básico e secundário

0
36
Estudantes do IPLeiria levaram ciência a alunos do ensino básico e secundário
Estudantes do Politécnico de Leiria levaram ciência a alunos do ensino básico e secundário

Cerca de 170 alunos do ensino básico e secundário, de três escolas do concelho de Leiria, participaram em atividades de divulgação científica promovidas por nove estudantes finalistas da licenciatura em Biotecnologia da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) de Peniche, que aproximaram mais jovens da ciência, através de experiências laboratoriais, atividades de campo e momentos de descoberta sobre o universo da biotecnologia.

Estas iniciativas, desenvolvidas no âmbito da unidade curricular de Biotecnologia em Sociedade, pretendem promover a literacia científica e aproximar a biotecnologia da comunidade, através de abordagens práticas, acessíveis e adaptadas aos diferentes níveis de ensino.

Uma atividade decorreu na Ribeira dos Milagres, organizada pelas estudantes Fabiana Fiúza, Catarina Quaresma e Ana Pinto, em que os alunos da Escola Básica de Milagres participaram numa saída de campo, com o objetivo de recolherem amostras de água, observar organismos aquáticos e a exploração de temas como a poluição, a biorremediação, assim como a qualidade ambiental. Com a ajuda de lupas e sondas de medição, os alunos tiveram a oportunidade de compreender o impacto que a atividade humana tem nos ecossistemas.

Na Escola Básica do Arrabal, os participantes foram desafiados a explorar o universo dos microrganismos, através de experiências relacionadas com a higiene das mãos, que permitiu experienciar a presença de microrganismos invisíveis a olho nu e assim, reforçar a importância de hábitos de saúde no dia a dia. Esta atividade foi promovida pelas estudantes Eduarda Santos, Mariana Neves e Sofia Carreira, incluindo também a observação de células sanguíneas e microalgas no microscópio.

Por outro lado, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, a iniciativa foi dirigida a alunos do ensino profissional, com uma sessão dedicada à partilha dos diversos percursos académicos e oportunidades existentes na área da biotecnologia. As ex-estudantes Beatriz Costa, Beatriz Oiteiro e Lara Moreira, deram a conhecer o percurso que escolheram até ao ensino superior, abordando os desafios, aprendizagens e oportunidades que passaram. Esta sessão explorou algumas das principais aplicações de biotecnologia na sociedade, incluindo uma atividade prática de extração de DNA de um morango.

Alexandra Cruz, coordenadora da licenciatura e docente da unidade curricular, refere que, “Com estas iniciativas, os nossos estudantes contribuíram para reforçar a ligação entre o ensino superior e a comunidade, promovendo o interesse pela ciência desde os primeiros anos de escolaridade e incentivando a exploração de percursos académicos e profissionais na área das ciências e tecnologias”.

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo com atividade prática de extração de DNA de um morango.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui