O Município da Nazaré irá comemorar a Revolução de 25 de abril de 1974 com um vasto programa, trazendo à atualidade um dos momentos mais marcantes da história portuguesa, a conquista da liberdade e a transição para um regime democrático.
No dia 25 de abril, as comemorações vão ter início às 9h com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, seguindo-se da sessão solene da Assembleia Municipal, que decorrerá este ano em Famalicão, no jardim junto ao pavilhão gimnodesportivo.
Ainda no decorrer da manhã, será feita a inauguração do Monumento de Homenagem dos Antigos Combatentes da Freguesia de Famalicão, uma iniciativa que pretende recordar e reconhecer o contributo de todos aqueles que serviram o país.
No decorrer das comemorações, será feito um almoço-convívio no Monte de São Bartolomeu, em São Brás, um espaço que está enraizado na comunidade local e tradicional ponto de encontro e de celebração, embora este convívio assuma um significado diferente após danos provocados pela tempestade Kristin, afetando de forma significativa a área verde.
No período da tarde, uma homenagem será feita a Álvaro Laborinho Lúcio, às 16h, no Teatro Chaby Pinheiro (Sítio da Nazaré). Laborinho Lúcio reconhecido como natural do concelho, figura maior da vida pública nacional e amplamente reconhecido pelo percurso enquanto jurista, magistrado e antigo Ministro da Justiça, assim como a intervenção cívica e a defesa dos valores da liberdade, da justiça e da democracia.
Para finalizar o dia de comemorações do 25 de abril, uma mesa-redonda com o tema “A utopia só não se atinge porque, na viagem, nos apeamos demasiado cedo” à conversa com Álvaro Laborinho Lúcio, reúne diversas personalidades das áreas da cultura e do pensamento, num momento de reflexão e diálogo com a participação de Adélia Carvalho, Maria José Bandeira, Raquel Patriarca, Jaime Rocha, Pedro Stretch, Lúcia Pinto e Melo, e Maria do Rosário Pedreira.


