Politécnico de Leiria estreia primeiro carro elétrico e com condução autónoma na Formula Student Portugal 2024

0
43

No dia 19 de agosto de 2024, em Leiria, o Politécnico de Leiria apresentou o seu primeiro carro 100% elétrico e com condução autónoma, o ‘Voidster’. Este veículo vai estrear-se em competição na Formula Student Portugal 2024, a maior competição internacional de estudantes de engenharia, que decorrerá entre os dias 3 e 7 de setembro, em Castelo Branco. Desenvolvido pela Leiria Academic Racing Team (LART), o ‘Voidster’ destaca-se pela sua capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,3 segundos e por ter um peso total de cerca de 260 kg, sendo alimentado por um motor elétrico de 80 kW de potência (110 cavalos).

Miguel Ribeiro, líder da equipa LART, refere que a equipa vai competir nas categorias EV (veículos elétricos) e Driverless (condução autónoma), com o objetivo inicial de passar pelo scrutineering (processo de verificação técnica) e completar a prova de endurance. “Isso garante que, como o nosso primeiro carro elétrico com condução autónoma, temos uma boa base para o futuro da equipa”, afirma, revelando ainda a ambição de alcançar um lugar no TOP 3 da competição.

A Formula Student Portugal 2024 conta com 500 participantes de 22 equipas, das quais 12 competem com carros elétricos e 10 com carros a combustão. Além do ‘Voidster’ do Politécnico de Leiria, apenas outro carro na competição possui também capacidade de condução autónoma.

Este ano, a equipa LART está focada em alcançar o melhor resultado possível na competição nacional, com o objetivo de, em 2025, competir em eventos internacionais, nomeadamente na Alemanha e na Áustria. O ‘Voidster’ começou a ser idealizado em 2022, impulsionado pela vontade dos estudantes do Politécnico de Leiria, com o apoio da VOID Software, em enfrentar os atuais desafios da mobilidade e acompanhar a evolução da indústria automóvel. “Queremos contribuir para uma mobilidade mais sustentável e tecnológica, e aplicar o conhecimento adquirido nestes projetos no mercado de trabalho”, explica Miguel Ribeiro.

O desenvolvimento do carro teve início em janeiro de 2023, após uma fase inicial de definição de conceitos, participação em eventos e divulgação da equipa para angariar parceiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui