A 32.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça está prestes a começar, trazendo uma programação diversificada e de alta qualidade que promete encantar o público. O festival inicia-se no próximo dia 28 de junho, às 21h30, com a interpretação do Requiem de Fauré pela Orquestra Melleo Harmonia e o Coro Ricercare, na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça. Este concerto de abertura será de entrada livre, oferecendo uma oportunidade imperdível para todos os amantes da música.
No dia seguinte, 29 de junho, também às 21h30, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de José Eduardo Gomes, apresentará o programa “Música e Revolução”. O concerto incluirá a célebre Sinfonia n.º 5 de Beethoven, as Canções Heroicas de Fernando Lopes-Graça e Histórias de Abril de Anne Victorino d’Almeida, proporcionando uma experiência musical rica e envolvente.
Este será apenas o primeiro de muitos concertos sinfónicos previstos para esta edição. O festival decorrerá até 3 de agosto, trazendo à Cerca do Mosteiro de Alcobaça centenas de músicos de renome. Entre os destaques, encontra-se a grandiosa produção da Cantata Cénica Dom Garcia de Joly Braga Santos, com libreto de Natália Correia e David Mourão-Ferreira, que será apresentada no dia 7 de julho. Esta obra emblemática contará com a participação da Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública e do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, revivendo a peça encomendada para o 1.º Festival Vilar de Mouros.
O Cistermúsica também abrirá espaço para a música barroca no dia 4 de julho, com o programa “Sonatas Ibéricas do Séc. XVIII” pelo Ensemble Atena. Este concerto, a decorrer na Sacristia Manuelina do Mosteiro de Alcobaça, incluirá obras de compositores portugueses da Real Câmara, como Carlos Seixas e Francisco Xavier Baptista, bem como de italianos estabelecidos em Portugal, como Domenico Scarlatti.
Outro momento alto do festival será o concerto da famosa cantora brasileira Adriana Calcanhotto, integrado na programação “Outros Mundos”. A artista, acompanhada de uma banda de músicos consagrados, apresentará o seu trabalho “Errante” no Claustro do Rachadouro, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, a 6 de julho.
Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes, o Cistermúsica conta com o apoio do Ministério da Cultura/DGArtes, a parceria estratégica do Município de Alcobaça e a parceria institucional do Mosteiro de Alcobaça/Museus e Monumentos de Portugal. A Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, é mecenas do festival, enquanto a Volkswagen é o patrocinador oficial.
Programação completa em https://www.cistermusica.com/pt/programacao
Os bilhetes estão disponíveis para compra em https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica
Foto: Leo Aversa