A cantora Andreia Coelho, natural de Rio Maior, sagrou-se vencedora da quarta edição do Festival Nacional da Canção Rural, que decorreu na noite de 28 de junho em Borba. A artista conquistou o primeiro lugar com a interpretação de “Marcha da Vindima”, numa competição que reuniu 14 concorrentes de todo o país.
O pódio completou-se com o grupo açoriano Contos de Rei, de Praia da Vitória, que alcançou o segundo lugar com “Amor de Lava e Vinho”. Os irmãos Miguel Veloso e José Veloso, representantes de Cantanhede, fecharam o top 3 com a canção “Tinta da Bairrada”.
Para além do troféu principal, a noite distribuiu vários prémios especiais. Joana Teixeira, de Castelo Branco, recebeu o galardão de Melhor Música pela composição “Sangue do Chão”. O prémio de Melhor Interpretação foi atribuído a PAMA (Paulo Andrade), da Mealhada, que se destacou com “Saudades de Ti”. João da Ilha & Evandro Meneses, de Angra do Heroísmo, conquistaram o reconhecimento de Melhor Letra com “A Casta do Benquerer”.
O evento teve lugar num cenário emblemático: Borba, um dos municípios da Serra D’Ossa que ostenta o título de Cidade do Vinho 2025. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) organizou o certame, que contou com o patrocínio do programa Wine in Moderation, da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal e da autarquia local.
A competição reuniu representantes de 14 municípios associados da AMPV: Alenquer, Angra do Heroísmo, Arcos de Valdevez, Barcelos, Beja, Borba, Cantanhede, Castelo Branco, Chamusca, Mealhada, Palmela, Praia da Vitória, Rio Maior e Viana do Castelo.
O programa incluiu ainda actuações especiais de Custódio Castelo, Rui Tanoeiro – primeiro vencedor do festival -, Rute Sousa e da dupla Pedro Chá e Diogo Rosa, que conquistaram o título em 2024. Estes artistas convidados enriqueceram o espectáculo com as suas interpretações, numa noite que celebrou a música tradicional portuguesa e a cultura vitivinícola nacional.
Este festival consolida-se como uma plataforma importante para a divulgação da canção rural portuguesa, promovendo simultaneamente o património musical e vínico dos municípios participantes.