A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha está representada numa exposição de cerâmica no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, através do docente Vítor Reis, que assume a curadoria da mostra “Afinidades”.
A exposição, inaugurada a 26 de julho e patente ao público até 29 de novembro, apresenta 39 peças selecionadas pelo professor da licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro. Para integrar o júri de seleção, Vítor Reis convidou Rita Frutuoso, técnica da Oficina de Cerâmica e Vidro da ESAD.CR.
Projeto inovador une arte contemporânea e património histórico
A iniciativa resulta de uma parceria entre a associação Quarteirão Criativo e o museu portuense, com o objetivo de dinamizar a área criativa do Porto e criar sinergias entre artistas locais e a instituição museológica.
O desafio proposto aos artistas habitualmente representados nas lojas e galerias da zona do Quarteirão Bombarda consistia na criação de trabalhos cerâmicos de 50×50 centímetros que estabelecessem alguma ligação com a pintura setecentista e oitocentista do acervo do museu.
“Gostei do desafio, que aceitei prontamente, já que envolvia experimentação na área da cerâmica”, explicou Vítor Reis à Gazeta das Caldas. O docente destacou ainda o interesse em participar num evento que aposta na criação de pontes entre artistas e o património museológico.
Primeira experiência como curador revela-se enriquecedora
Para o ceramista e artista plástico caldense, esta foi a primeira vez que assumiu funções de curador, experiência que considerou muito positiva. “Concorreram à iniciativa propostas inovadoras, experimentais e interdisciplinares”, sublinhou, referindo que mesmo artistas sem ligação prévia ao mundo da cerâmica apresentaram trabalhos para a mostra.
A exposição integra um ciclo de cinco edições com temáticas anuais, que incluem exposições, workshops e conversas destinadas a unir a comunidade criativa do Quarteirão Bombarda ao património do Museu Nacional Soares dos Reis. A primeira edição foi dedicada à joalharia e obteve grande sucesso.
Participação da comunidade ESAD.CR
A mostra conta com a participação de alunos e antigos estudantes da ESAD.CR com ligações à região do Porto. Rita Frutuoso, que integrou o júri de seleção, destacou o carácter inclusivo da iniciativa e revelou que os visitantes da inauguração foram convidados a votar nas suas peças favoritas.
A técnica natural de Porto de Mós desenvolve atualmente uma residência artística nas oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo, onde trabalha na Oficina da Cerâmica e da Terra. Rita Frutuoso está a realizar o doutoramento em Belas Artes de Lisboa, na área do Design de Comunicação, e continua a investigar as intersecções entre culinária e cerâmica, tema que já havia explorado no mestrado na escola caldense.
Reconhecimento e apoios
A exposição “Afinidades” permanece patente até 29 de novembro, data em que será conhecida a melhor proposta cerâmica. O projeto conta com o mecenato do Super Bock Group e o apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.
Esta iniciativa representa mais um exemplo da projeção nacional da ESAD.CR e do reconhecimento da qualidade do ensino artístico desenvolvido na cidade das Caldas da Rainha, berço da cerâmica artística portuguesa.