Politécnico de Leiria aposta 400 mil euros na eficiência energética do Hub de Inovação em Saúde

0
2
reabilitaçao campus 5 ipleiria

O Instituto Politécnico de Leiria assinou na passada sexta-feira o contrato para a requalificação energética do Hub de Inovação em Saúde, localizado no Campus 5. O projeto representa um investimento de 400 mil euros, suportado pelo Fundo Ambiental através do Programa de Recuperação e Resiliência.

A intervenção promete elevar o edifício da atual classificação energética de Classe C para Classe A, com uma redução prevista de 50% no consumo de energia primária. As obras devem estar concluídas até ao final de 2025 e abrangem a substituição de caldeiras, termoacumuladores e sistemas de iluminação, além da instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável.

Carlos Rabadão, presidente do IPLeiria, destaca que “esta e outras intervenções proporcionam uma redução anual significativa do consumo de energia primária nos nossos edifícios e, consequentemente, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa”. O dirigente salienta ainda que a modernização das instalações oferece “mais e melhores condições a toda a comunidade académica”.

Investimento de seis milhões em três campi

Para além desta intervenção no Campus 5, o Politécnico planeia uma obra semelhante no Campus 4, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. Em junho passado, arrancaram já as obras no Campus 2, que contemplam a melhoria da eficiência energética do Edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Biblioteca José Saramago.

O conjunto destas empreitadas, que abrange quatro edifícios distribuídos por três campi, totaliza um investimento de aproximadamente seis milhões de euros.

Hub com nova vida após milhão de euros em obras

O Hub de Inovação em Saúde beneficiou recentemente de uma reabilitação geral no valor de 600 mil euros, financiada pelo projeto ‘Skills4Future’ através do PRR para as áreas STEAM. Esta primeira fase já está concluída, encontra-se apenas a instalar alguns equipamentos e a finalizar detalhes menores.

“Considerando essa intervenção e a obra que hoje consignamos, o investimento realizado no Hub de Inovação em Saúde do IPLeiria contabiliza um total de um milhão de euros”, precisou Carlos Rabadão.

Rui Fonseca-Pinto, diretor da Escola Superior de Saúde, manifestou satisfação com o projeto: “Já temos o edifício melhorado, mas com esta nova intervenção vamos ficar com ainda melhores condições de trabalho. O que fazemos aqui é mais que dar uma nova vida – é dar mais saúde a este edifício e a quem o utiliza todos os dias.”

Espaço multifuncional para a saúde

O edifício do Campus 5, com cerca de 30 anos, alojou inicialmente a antiga Escola Superior de Enfermagem, precursora da atual Escola Superior de Saúde. Nos últimos anos, transformou-se num Hub de Inovação em Saúde com múltiplas valências.

O espaço acolhe o ciTechCare – Centro de Investigação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, o aTOPLab – Laboratório Avançado de Produtos de Apoio e Saúde Ocupacional, e o Centro de Simulação em Saúde. Funcionam ainda os laboratórios de Biossinais, de Nutrição e Tecnologia Alimentar, e de Reabilitação Funcional e Atividade Física.

O edifício disponibiliza também os Serviços Médicos do Politécnico de Leiria, que através dos Serviços de Ação Social oferecem à comunidade académica consultas em diversas especialidades com valores mais acessíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui