A Câmara Municipal de Caldas da Rainha investirá 2,3 milhões de euros na requalificação da entrada norte da cidade, conforme anunciado no concurso público divulgado ontem no Diário da República. O projeto, dividido em dois lotes de 1,3 e 1 milhão de euros para a Rua Artur Figueiroa Rego, visa transformar esta entrada numa via nobre.
O vice-presidente da autarquia, Joaquim Beato, sublinhou a importância de “tirar carros do centro da cidade e descongestionar o trânsito”, melhorando a mobilidade urbana e proporcionando novas soluções de estacionamento e infraestruturas modernas. Segundo afirmou o próprio “Esta entrada não tem um aspeto digno em termos de arquitetura e embelezamento e queremos que seja uma entrada nobre”
O plano inclui a construção de duas rotundas, uma das quais ligará à futura circular externa e à autoestrada A8 (Lisboa/Leiria), além de um novo perfilamento da via, com pavimentação renovada, ciclovia e passeios mais largos. A execução das obras está prevista para iniciar em outubro com a duração 11 meses.
Além disso, foi lançado há um mês um concurso de 1 milhão de euros para requalificação da Rua da Estação, que incluirá trânsito bidirecional, lugares de estacionamento e passeios alargados, com início das obras previsto para setembro.
O município está também a desenvolver um projeto para um parque de estacionamento com 700 lugares na Rua 15 de Agosto, próximo da estação ferroviária.