Um homem de 68 anos foi identificado pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha por proceder à eliminação de resíduos a céu aberto, no concelho de Alcobaça. A situação foi detetada no passado dia 21 de março, durante uma ação de patrulhamento ambiental na freguesia da Benedita, onde os militares da GNR verificaram a queima de vários tipos de resíduos ao ar livre.
Perante a infração ambiental, foi elaborado um auto de contraordenação que poderá resultar numa coima que pode atingir os 200 mil euros, conforme previsto no regime jurídico em vigor. O caso foi encaminhado para a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT), entidade competente para dar seguimento ao processo.
A Guarda Nacional Republicana, através do SEPNA, mantém o compromisso de vigilância e proteção ambiental, apelando à população para denunciar práticas que coloquem em risco o meio ambiente. As denúncias podem ser efetuadas através da Linha SOS Ambiente e Território, disponível 24 horas por dia através do número 808 200 520.
Foto: GNR