Ontem, 30 de setembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu a cerimónia de assinatura de um protocolo que visa o prolongamento dos horários das creches nos concelhos de Alcobaça e Nazaré. Este acordo foi celebrado entre 14 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) – 11 do concelho de Alcobaça e 3 do concelho da Nazaré – e o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, representado pelo seu diretor, João Paulo Pedrosa.
Através deste protocolo, as IPSS envolvidas poderão alargar o horário de funcionamento das creches de 7 para mais de 11 horas diárias, com uma comparticipação mensal variável, ajustada a cada instituição, por parte da Segurança Social. No concelho de Alcobaça, este ano foram criadas mais 16 vagas para crianças, reforçando a capacidade de resposta local. Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, sublinhou o papel das IPSS no apoio às comunidades. “Apesar de existirem atualmente fundos disponíveis no âmbito do PRR para que os municípios possam construir novas creches, entendemos que as nossas IPSS, muitas delas com décadas de experiência, estão a cumprir exemplarmente essa função. A Câmara Municipal continuará a apoiar estas instituições na elaboração de candidaturas a financiamentos comunitários, tal como já acontece no Conselho Local de Ação Social de Alcobaça”, afirmou.
João Paulo Pedrosa também felicitou o CBES Maiorga, o CC Cela e o CSP Vestiaria pela aprovação das suas candidaturas ao PRR. “As IPSS devem estar atentas a todas as oportunidades de financiamento disponíveis. A Segurança Social, em conjunto com a Câmara Municipal, estará sempre ao lado das instituições”, referiu o diretor do Centro Distrital. As IPSS abrangidas por este protocolo são as seguintes: Centro de Bem-Estar Social da Maiorga, Centro Cénico da Cela, Centro de Bem-Estar Infantil de Alcobaça, Centro Social e Paroquial da Benedita, Centro Social e Paroquial de Turquel, Centro Social e Paroquial do Bárrio, Fundação Manuel Francisco Clérigo (São Martinho do Porto), Fundação Maria e Oliveira (Alcobaça), Fundação Vida Nova (Alcobaça), Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota e Santa Casa da Misericórdia do Vimeiro, no concelho de Alcobaça; e Centro Social de Valado dos Frades, Centro Social da Freguesia de Famalicão e Confraria Nossa Senhora da Nazaré, no concelho da Nazaré.
Este protocolo representa uma melhoria significativa no apoio às famílias, garantindo maior flexibilidade nos horários das creches e um serviço de proximidade para as comunidades de Alcobaça e Nazaré.