No passado dia 25 de novembro, mais de uma centena de participantes juntaram-se na caminhada “Nós caminhamos por elas”, organizada pelo Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica (GAVVD) das Caldas da Rainha. A iniciativa integrou as comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, destacando a importância de combater este flagelo que afeta diariamente milhares de pessoas em Portugal e no mundo.
Com partida na Praça 25 de Abril, o percurso pelas ruas centrais foi animado pelo grupo de bombos da ETEO e marcado pela exibição de cartazes com mensagens como “Amor não é abusivo”. O evento procurou sensibilizar a comunidade e fomentar denúncias, dado o aumento dos casos de violência doméstica na região, onde 74 mulheres já recorreram ao GAVVD este ano, além de registos de violência contra homens e idosos.

O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, destacou a relevância do GAVVD, que celebra 10 anos de atuação em dezembro, oferecendo apoio psicológico, jurídico e social às vítimas. Beato sublinhou ainda, a urgência em romper estereótipos machistas e criar espaços seguros para encorajar as denúncias.
Como parte das atividades comemorativas, o Centro de Alto Rendimento de Badminton estará iluminado de roxo até 29 de novembro, e no dia 5 de dezembro será realizada uma tertúlia no Museu Leopoldo de Almeida. Outras ações educativas e de sensibilização estão previstas para escolas e a comunidade em geral.