No próximo dia 6 de julho, data que marca o 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), será finalizada a duplicação do sistema com a entrada em funcionamento de 25 novos Locais de Controlo de Velocidade (LCV). Este evento, previamente anunciado em agosto de 2023, representa um marco significativo na estratégia nacional de segurança rodoviária.
Desde 1 de setembro de 2023, quando os primeiros 37 LCV começaram a operar, o SINCRO ampliou a sua rede para um total de 98 LCV. Com a adição dos 25 novos locais, dos quais 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média, o sistema contará agora com um total de 123 LCV, distribuídos entre 100 de velocidade instantânea e 23 de velocidade média.
A ANSR continua a promover uma política de total transparência quanto à localização dos radares, divulgando antecipadamente os pontos de instalação através da campanha “Os Radares Salvam Vidas”, de plataformas online como o site www.radaresavista.pt, da sinalização nas estradas e de parcerias com aplicações de navegação como o Waze. Esta abordagem visa garantir que a população esteja bem informada, incentivando comportamentos responsáveis ao volante maximizando assim, a eficácia dos radares na prevenção de acidentes.
A expansão da rede de radares está em consonância com a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária – Visão Zero 2030, que propõe uma nova abordagem para reduzir a sinistralidade rodoviária. Esta estratégia foca-se em cinco pilares do Sistema Seguro: Utilizadores Seguros, Infraestruturas Seguras, Veículos Seguros, Velocidades Seguras e Resposta Pós Acidente, com o objetivo de criar um sistema rodoviário que priorize a proteção da vida humana.
Radares em Locais de Alta Sinistralidade
Os novos 62 LCV foram escolhidos com base na gravidade da sinistralidade e na incidência de excesso de velocidade nos últimos cinco anos, onde 115 pessoas perderam a vida, uma média de 23 mortes por ano. Desde a ativação dos 37 radares iniciais em setembro de 2023, houve uma redução significativa nas fatalidades, com apenas três vítimas mortais registadas, um número substancialmente inferior à média histórica.
A operação contínua do sistema SINCRO, ao longo dos seus 8 anos, resultou numa redução notável de 36% nos acidentes com vítimas, 74% nas vítimas mortais, 44% nos feridos graves e 36% nos feridos leves. A diminuição do excesso de velocidade nos locais monitorizados atingiu uma média impressionante de 90%, com reduções mais acentuadas em áreas como a EN101 em Guimarães e a EN206 em Fafe.
Fiscalização e Eficácia dos Radares
A instalação dos novos radares permitiu praticamente duplicar o número de veículos fiscalizados, alcançando 92.402.878 veículos nos primeiros cinco meses de 2024, um aumento de 1,8 vezes em relação ao mesmo período do ano anterior. A taxa de infração também diminuiu significativamente, de 0,55% em 2018 para 0,29% em 2024, refletindo a eficácia da política de transparência na localização dos radares.
A redução na sinistralidade, na velocidade excessiva e a duplicação dos veículos fiscalizados demonstram inequivocamente o sucesso do SINCRO em salvar vidas. Com a implementação dos 25 novos radares, a ANSR pretende reforçar o seu compromisso de combater a sinistralidade rodoviária, assegurando que todos cheguem ao seu destino em segurança.
Sinalização e Transparência
Todos os novos radares, tal como os anteriores, estarão devidamente sinalizados na estrada e incluídos no site www.radaresavista.pt. A sinalização será efetuada de acordo com o Regulamento de Sinalização do Trânsito, utilizando os sinais H43 (velocidade instantânea) e H42 (velocidade média), garantindo que todos os condutores estejam cientes da presença dos radares e possam ajustar a sua condução de forma a cumprir os limites de velocidade, protegendo a sua vida e a dos demais.
Fonte: ANSR