Congresso Empresarial do Oeste reuniu líderes e especialistas no CCC das Caldas da Rainha

0
1280
congresso empresarial oeste ccc

Ontem, dia 13 de novembro de 2024, o Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha foi o palco do Congresso Empresarial do Oeste, um evento de alto nível que reúniu cerca de 400 participantes, incluindo líderes empresariais, representantes do governo e especialistas, para debater os desafios e oportunidades da região Oeste. Com mais de 20 oradores e uma agenda intensa que se estendeu ao longo de oito horas, o congresso foi idealizado para fortalecer o diálogo e a cooperação entre o setor público, privado e o meio académico, por forma a impulsionar o desenvolvimento sustentável e a inovação na região.

A sessão de abertura, contou com as intervenções de Vítor Marques, Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Filomena Frade, Presidente da Assembleia da Federação das Associações Empresariais da Região Oeste (FAERO), e Pedro Folgado, Presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) que deram as boas-vindas aos participantes e apresentaram o panorama atual da região, abordando os principais desafios e oportunidades que marcam o desenvolvimento do Oeste.

congresso empresarial oeste sessão abertura

O evento prosseguiu com uma palestra de destaque, onde Paulo Madruga, Partner da EY Portugal e professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), deu uma visão abrangente sobre a importância da governação e do setor público para o crescimento sustentável. A sua experiência permitiu-lhe oferecer uma perspetiva estratégica sobre a interação entre setor o público e privado bem como os caminhos a trilhar para um desenvolvimento equilibrado e consistente.

Os debates ganharam fôlego com o primeiro painel do dia, intitulado “Desafios Estratégicos da Região Oeste” que abordou as temáticas de “Viver, Trabalhar e Investir” na região e analisou o enquadramento das oportunidades proporcionadas pelo programa Portugal 2030. Moderado por Nuno Almeida, Professor Coordenador e Pró-Presidente responsável pelas áreas de Inovação Empreendedorismo e Relações Internacionais, o painel contou com intervenções de Paulo Simões, 1º Secretário Executivo da Oeste CIM, Rui Veloso, do Turismo de Portugal, Jorge Brandão, da Comissão Diretiva do Centro 2030, e Agostinho Silva, responsável pelo desenvolvimento do ecossistema de Leiria e Oeste. Com uma duração de mais de duas horas, este debate aprofundou estratégias para garantir a qualidade de vida e o crescimento económico sustentável da região.

Após uma pausa para o almoço, iniciou-se com o segundo painel o debate sobre “Desafios para a Criação de Valor nas Empresas”, com um destaque particular para as práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sob a moderação de Teresa Coelho, Assessora do Conselho de Administração da Docapesca, este painel contou com a participação de Nathalia Erverdosa, consultora internacional em ESG, e Nazanin Sabet, gestora de sustentabilidade do Grupo MCS. As intervenções exploraram como a incorporação de práticas sustentáveis pode gerar valor nas empresas, melhorar a qualidade de vida das comunidades e preservar o património natural.

congresso empresarial oeste painel 2

O terceiro painel, “Tecnologia e Inteligência Artificial nos Territórios”, discutiu os desafios e oportunidades da transição digital e verde. Paulo Simões, da Oeste CIM, moderou este painel, que reuniu especialistas como Ruben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano, Pedro Sarmento, da Agência para a Modernização Administrativa, Isabel Caldeira Cardoso, Presidente Executiva da AICEP Global Parques, e Sérgio Constantino, administrador executivo da Frutas Classe. Este debate focou-se no impacto da inteligência artificial e das novas tecnologias no tecido empresarial e nas comunidades, e mediu tanto as oportunidades de inovação, como as potenciais ameaças que esse impacto possa ter.

A sessão de encerramento e networking permitiu aos participantes interagir e trocar ideias, consolidando o propósito do evento: fortalecer o tecido empresarial e impulsionar a colaboração entre os diferentes atores da região. O Congresso Empresarial do Oeste afirma-se, assim, como uma plataforma essencial para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e inovador para a região, na procura de soluções que respondam aos desafios e valorizem as oportunidades únicas do Oeste de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui