O 7th International Congress of Occupational Health Nursing (ICOHN25) vai decorrer entre os dias 2 e 4 de abril na Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria, proporcionando um espaço de reflexão sobre o impacto da inteligência artificial (IA) e da sustentabilidade na saúde dos trabalhadores e nos ambientes laborais. O evento será realizado em modalidade híbrida, permitindo participação presencial e online, e as inscrições já estão abertas.
Sob o mote “Inteligência Artificial e Sustentabilidade no Trabalho”, o congresso tem como objetivos aprofundar a compreensão da aplicação da IA nas práticas sustentáveis no ambiente laboral, integrar tecnologias inovadoras na preservação dos recursos naturais e humanos e promover um ambiente de trabalho mais eficiente, saudável e ecologicamente responsável. Além disso, visa partilhar evidências e boas práticas de promoção da saúde a nível nacional e internacional no âmbito da enfermagem do trabalho.
No primeiro dia do evento, 2 de abril, serão realizados seis workshops entre as 09h00 e as 18h00, abordando temas como “Metodologia de projeto: contributos para a visibilidade da enfermagem do trabalho”, “Ensinar e aprender na era digital”, “Suporte básico de vida (SBV)”, “Masterclass: gestão do tempo em desafios de liderança”, “Aplicativos de apoio à educação para a saúde em contexto laboral” e “Rayyan QRI: uma ferramenta de otimização da revisão da literatura”.
A sessão de abertura, no dia 3 de abril, está marcada para as 10h30, contando com a participação de representantes da Câmara Municipal de Leiria, do Instituto Politécnico de Leiria e das direções da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viseu, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem do Porto, além do bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Luís Filipe Barreira.
Pelas 11h30, terá lugar o primeiro painel, “Práticas regionais inovadoras nos locais de trabalho: interseções entre saúde ocupacional e saúde pública: um olhar atual”. A conferência “Sustentabilidade no exercício das funções da saúde ocupacional” está agendada para as 14h00, seguindo-se, até às 17h00, o segundo painel de debate, intitulado “Desafios em saúde ocupacional”.
No último dia do congresso, 4 de abril, a programação inicia-se às 10h00 com o painel “Abordagens ao universo laboral”, seguido, às 12h00, pelo debate “Inteligência artificial: inquietações sociais, propostas éticas e orientações políticas”. O evento encerra com o painel “Segurança e saúde no trabalho: medidas para o bem-estar do trabalhador”, que decorre entre as 14h30 e as 16h00.
O congresso é organizado em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Escola Superior de Saúde do Politécnico de Viseu e a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://icohnleiria.ipleiria.pt/.