A 18ª edição dos Cursos de Verão do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-Universidade NOVA) começou esta quinta-feira no Museu Abílio de Mattos e Silva, em Óbidos. Com o tema “O Regresso Global da Guerra: O Fim da Paz e a Ordem Mundial em Desordem”, o evento tem a coordenação científica de Patrícia Daehnhardt e Daniel Marcos e promete três dias de debate e partilha de conhecimento.
Na abertura, Filipe Daniel, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, elogiou a colaboração de longa data entre o IPRI e o município, destacando a importância dos cursos na reflexão sobre a instabilidade global. Este ano, o curso visa analisar o regresso do espectro da guerra e a nova ordem geopolítica emergente após a Guerra Fria.
O programa inclui seis painéis temáticos, uma conferência de abertura e uma mesa-redonda, além de uma sessão dedicada a conversas sobre livros com académicos internacionais como Andrew Cottey e Michael Cox. Também haverá uma série de debates sobre as eleições presidenciais norte-americanas, aberta ao público, durante o evento.