No próximo dia 11 de julho, o Pequeno Auditório do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha acolherá o colóquio “Desafios da Segurança Interna”. Esta iniciativa, fruto de uma colaboração entre o Município de Caldas da Rainha e a Associação de Direito Administrativo (ADA), terá início às 10 horas.
Sob a coordenação da Comissão de Estudo da Segurança Interna da ADA (CESI/ADA), o colóquio contará com a participação de ilustres oradores e especialistas na área da segurança interna.
Entre os destacados intervenientes encontram-se Neiva da Cruz, Diretor do Serviço de Informações de Segurança; Celso Leal, Procurador da República do DIAP de Caldas da Rainha; Superintendente João Carlos Ribeiro, Diretor Nacional Adjunto da Polícia de Segurança Pública; André Fernandes, Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil; Major Pedro Marques Videira, representante da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da Guarda Nacional Republicana; e o Superintendente Paulo Caldas, Coordenador da CESI/ADA.
O Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, será responsável pela abertura oficial do evento. O colóquio estará estruturado em seis sessões, distribuídas ao longo do dia, abordando temas cruciais como o cibercrime e a cooperação internacional, a imigração ilegal, o controlo de fronteiras, a agência europeia Frontex e a avaliação preventiva de ameaças. Todas as sessões serão moderadas pelo Superintendente Paulo Caldas (CESI/ADA).
Destinado principalmente a autoridades e forças de segurança nacionais, profissionais do setor jurídico e outras entidades ligadas à área, o colóquio está também aberto ao público geral interessado na temática. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia até ao dia 8 de julho através do website da ADA – Associação de Direito Administrativo em https://www.adaassociacao.pt/desafios-da-seguranca-interna
Pretende-se que o evento seja um espaço de reflexão e debate, proporcionando uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre os atuais desafios e dinâmicas da segurança interna em Portugal.