O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha, identificou, no dia 1 de dezembro, uma descarga ilegal de efluentes pecuários no concelho de Alcobaça.
Após receber uma denúncia sobre uma descarga ilegal em Silval, na freguesia de Turquel, os elementos do SEPNA dirigiram-se ao local onde constataram uma descarga de efluentes pecuários provenientes de uma exploração agropecuária, que eram despejados diretamente no Rio das Antas, afluente do Rio Baça que desagua na Bacia Hidrográfica da Nazaré.
Como resultado da ação, a exploração agropecuária foi identificada, e foi elaborado um auto de contraordenação, encaminhado à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de Lisboa e Vale do Tejo/Administração da Região Hidrográfica Lisboa e Vale do Tejo, onde está sujeito a uma coima máxima de 144 mil euros.
A GNR, por meio do SEPNA, reforça o seu compromisso diário com a proteção ambiental e dos animais. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível para denúncias de infrações ambientais e esclarecimento de dúvidas.
Foto: GNR