Na quarta-feira, 11 de dezembro, o edifício da União das Freguesias de Lamas e Cercal (UFLC), no Cercal, foi palco de uma sessão do Clube de Leitura da Universidade Sénior do Cadaval. Esta iniciativa, aberta à comunidade, abordou o tema “Dinâmicas das Relações Abusivas” e contou com a colaboração da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), integrando uma das ações previstas no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município do Cadaval.
Durante a sessão, foram apresentadas sugestões de leitura relacionadas com o tema por Tânia Camilo, Técnica Superior da Biblioteca Municipal do Cadaval. Em seguida, a palavra foi entregue a Patrícia Ferreira, Psicóloga Clínica do Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) do Cadaval, que conduziu a discussão. A iniciativa, que reuniu mais de duas dezenas de participantes, incluindo a Presidente da UFLC, Amélia Silva, permitiu a partilha de experiências sobre relações abusivas e violência doméstica, além de esclarecer os recursos disponíveis para intervenção e denúncia.
Este encontro reforçou a importância de sensibilizar a comunidade para questões de igualdade, apoio às vítimas e combate a dinâmicas abusivas, promovendo a reflexão e o acesso à informação como ferramentas essenciais na construção de uma sociedade mais justa.
Foto: CM Cadaval