Dioceses de Lisboa e Leiria-Fátima manifestam pesar pela morte do Papa Francisco

0
42

Tanto o Patriarca de Lisboa como o Bispo de Leiria-Fátima emitiram comunicados a expressar profunda tristeza pelo falecimento do Papa Francisco, destacando o seu legado e convocando os fiéis à oração e à celebração de missas em sua memória.

D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, manifestou a sua dor pela notícia da morte do pontífice, sublinhando “o seu magistério e os seus gestos” que permanecem na memória coletiva. No seu comunicado, elevou “a Deus um hino de gratidão por estes anos em que a Igreja foi pastoreada pelo seu esmero e dedicação incansáveis”.

O Patriarca recordou especialmente a presença do Papa Francisco em Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude, evocando “o seu abraço caloroso, os gestos incansáveis, a alegria contagiante” que marcaram o evento. Como resposta à perda, convocou todos os diocesanos do Patriarcado para uma missa em sufrágio na Sé de Lisboa, a realizar-se hoje, 21 de abril, às 21 horas, e solicitou que ao longo do dia fossem tocados os sinos das igrejas, assinalando a morte do pontífice.

Por sua vez, D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, expressou igualmente “profunda comoção” face à notícia do falecimento do Papa Francisco. No comunicado divulgado pela diocese, salientou que, apesar da “dor da separação”, os fiéis são “consolados pela esperança pascal” e pela “certeza de que a morte não tem a última palavra”.

O prelado de Leiria-Fátima caracterizou o Papa como “verdadeiro sinal do amor de Cristo”, que viveu o seu ministério como “servo humilde e próximo, sempre atento aos que sofrem, aos mais pobres e esquecidos”. Destacou ainda o seu papel como impulsionador de “caminhos dentro da Igreja” e iniciador de “processos”, nomeadamente o caminho sinodal.

D. José Ornelas fez também referência à especial ligação do pontífice com o Santuário de Fátima, recordando a sua visita à Cova da Iria por ocasião do centenário das aparições e a canonização dos santos Francisco e Jacinta Marto durante o seu pontificado.

Ambos os líderes religiosos apontaram o simbolismo do falecimento ter ocorrido durante o tempo pascal e convidaram os fiéis a renovar a sua esperança cristã, lembrando as palavras de Jesus: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14, 2).

As dioceses apelaram ainda à oração pelo eterno descanso do Papa Francisco e à celebração de missas em sufrágio por sua alma nos próximos dias, confiando o pontífice “à misericórdia do Pai e à intercessão da Virgem de Fátima, a quem tanto amou”.

Foto: Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui