Diversas instituições de ensino superior e forças armadas marcaram presença na escola sede do Agrupamento Josefa de Óbidos.
Nycolas Santos, estudante do 12º ano em Ciências e Tecnologias de Peniche, planeia seguir engenharia civil e elogiou a mostra de orientação vocacional como uma “ótima iniciativa” para esclarecer dúvidas sobre universidades.
Já Nádia Santos, finalista de Ciências e Tecnologias de Óbidos, está indecisa sobre a sua carreira, considerando áreas como Biologia, Psicologia e fisioterapia. A mostra proporcionou-lhe uma oportunidade valiosa para obter informações diretamente de diversas instituições, neste caso, universidades e forças militares.
A iniciativa, organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação, contou com 12 entidades apresentando ofertas formativas diversas. O objetivo era permitir aos estudantes do ensino secundário/profissional e 9º ano um contato direto com instituições, ajudando na escolha mais fundamentada e consciente do percurso académico e profissional.
A coordenadora do serviço de Psicologia, Ana Inês Borges, destacou a diversidade de oferta na mostra, proporcionando informações sobre cursos universitários e oportunidades nas forças armadas. A realização no início do ano oferece aos alunos mais tempo para explorar opções e participar em iniciativas durante as férias da Páscoa.
Atualmente, cerca de uma centena de alunos frequenta o 12º ano no Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
Foto: Gazeta das Caldas