Época natalícia revela aumento nas transações e faturação em Portugal

0
147
aumento transaçoes em portugal na epoca natalicia

No último mês do ano, cada consumidor em Portugal despendeu, em média, 204 euros, indicando um ligeiro acréscimo de um euro em comparação com o ano anterior. O panorama económico revela que os estabelecimentos nacionais experimentaram um aumento de 13% nas transações e uma elevação de 9% na faturação, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Um exame mais aprofundado destaca o desempenho notável nos Açores, Lisboa, Faro e Madeira, com um crescimento de 12%, 10%, 10% e 10%, respetivamente, na faturação.

Os dados da REDUNIQ Insights, uma análise que escrutina a evolução dos pagamentos com cartão no país, evidenciam um crescimento de 9% na faturação empresarial entre os dias 1 e 31 de dezembro. Deste crescimento, destaca-se um aumento de 13% no número de transações, refletindo-se numa diminuição da compra média de 36,41€ para 35,12€.

Ao focarmo-nos nas datas de maior consumo durante este período, observamos um incremento significativo na faturação nos dias 23 e 22, com aumentos de 60% e 48%, respetivamente. Junto à Passagem de Ano, o dia 30 registou uma faturação 28% superior à média dos restantes dias do mês.

Estes números contrariam as previsões iniciais de uma redução nos gastos durante a época natalícia e revelam manutenção de hábitos de consumo que levam a acréscimos de faturação e transações

Quanto à análise transacional por áreas geográficas, os distritos mais turísticos exibiram todos valores de faturação superiores ao mesmo período do ano passado, com crescimentos de 12% nos Açores, 10% em Lisboa, Faro e Madeira, e 8% no Porto. Lisboa, Porto e Faro, em conjunto, representaram mais de 50% do total da faturação em território português em dezembro.

No que diz respeito à faturação total por setor de atividade, destacam-se as categorias da restauração (+17%), hotelaria e atividades turísticas (+13%), cabeleireiros (+12%), moda (+11%), retalho alimentar tradicional (+8%), eletrodomésticos & tecnologia (+7%), perfumarias (+7%) e brinquedos (+6%), ao registarem um crescimento na faturação em comparação com o mesmo período do ano passado.

Dados: Reduniq

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui