Época natalícia revela aumento nas transações e faturação em Portugal

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No último mês do ano, cada consumidor em Portugal despendeu, em média, 204 euros, indicando um ligeiro acréscimo de um euro em comparação com o ano anterior. O panorama económico revela que os estabelecimentos nacionais experimentaram um aumento de 13% nas transações e uma elevação de 9% na faturação, quando comparados com o mesmo período do ano anterior. Um exame mais aprofundado destaca o desempenho notável nos Açores, Lisboa, Faro e Madeira, com um crescimento de 12%, 10%, 10% e 10%, respetivamente, na faturação.

Os dados da REDUNIQ Insights, uma análise que escrutina a evolução dos pagamentos com cartão no país, evidenciam um crescimento de 9% na faturação empresarial entre os dias 1 e 31 de dezembro. Deste crescimento, destaca-se um aumento de 13% no número de transações, refletindo-se numa diminuição da compra média de 36,41€ para 35,12€.

Ao focarmo-nos nas datas de maior consumo durante este período, observamos um incremento significativo na faturação nos dias 23 e 22, com aumentos de 60% e 48%, respetivamente. Junto à Passagem de Ano, o dia 30 registou uma faturação 28% superior à média dos restantes dias do mês.

Estes números contrariam as previsões iniciais de uma redução nos gastos durante a época natalícia e revelam manutenção de hábitos de consumo que levam a acréscimos de faturação e transações

Quanto à análise transacional por áreas geográficas, os distritos mais turísticos exibiram todos valores de faturação superiores ao mesmo período do ano passado, com crescimentos de 12% nos Açores, 10% em Lisboa, Faro e Madeira, e 8% no Porto. Lisboa, Porto e Faro, em conjunto, representaram mais de 50% do total da faturação em território português em dezembro.

No que diz respeito à faturação total por setor de atividade, destacam-se as categorias da restauração (+17%), hotelaria e atividades turísticas (+13%), cabeleireiros (+12%), moda (+11%), retalho alimentar tradicional (+8%), eletrodomésticos & tecnologia (+7%), perfumarias (+7%) e brinquedos (+6%), ao registarem um crescimento na faturação em comparação com o mesmo período do ano passado.

Dados: Reduniq

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