Estudantes sensibilizam população para a acessibilidade, inclusão e participação social de pessoas com mobilidade condicionada

0
5

As atividades dinamizadas pelos estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, no centro da cidade, sublinham a importância da acessibilidade, inclusão e participação social das pessoas com mobilidade condicionada, integrando, ao mesmo tempo, uma sensibilização para a literacia em saúde. Esta iniciativa, realizada no âmbito do Dia Mundial da Terapia Ocupacional, promoveu um contacto direto com alguns dos desafios enfrentados por pessoas com limitações motoras ou sensoriais, convidando a comunidade a experimentar diversas atividades simuladas.

Entre as atividades propostas, os participantes puderam conduzir uma cadeira de rodas num percurso específico, tentar atar os sapatos com uma só mão, vestir um casaco sem mobilizar um dos braços, ou identificar objetos apenas pelo tato. Essas experiências ajudaram a evidenciar a importância do papel dos terapeutas ocupacionais em melhorar a qualidade de vida e a funcionalidade das pessoas com condições de saúde limitadoras.

No âmbito internacional, o projeto ‘International and Intercultural Experience through Virtual Exchange’, coordenado pela professora Elisabete Roldão, permitiu uma troca cultural e de práticas com estudantes de países como Suécia, China, Japão e Áustria, reforçando as competências interculturais dos alunos e sensibilizando-os para as diferentes realidades da Terapia Ocupacional a nível global.

A celebração contou ainda com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria, que iluminou o castelo de verde, a cor simbólica da Terapia Ocupacional em Portugal, fortalecendo a visibilidade desta data, instituída pela World Federation of Occupational Therapists em 2010, e anualmente promovida em Portugal pela Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui