Será inaugurada no próximo dia 28 de novembro, às 16h00, na Biblioteca da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), a exposição “74 x Caldas Uma ideia clara? Culturgest | Coleção Caixa Geral de Depósitos”, que reflete sobre a identidade e a memória artística individual e coletiva produzida ou apresentada nas Caldas da Rainha ao longo de 74 anos, entre 1950 e 2024.
A mostra é parte da Agenda Cultural do Instituto Politécnico de Leiria e estará patente até 3 de março de 2025. A exposição reúne 43 obras de 25 artistas da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e conta com trabalhos encomendados especificamente para esta ocasião, como a obra de Carlos Bunga, ex-aluno da ESAD.CR, reconhecido pelo Prémio EDP Novos Artistas em 2003 e pelo Prémio AICA/MC/Millennium BCP em 2023.
Após a inauguração na Biblioteca da ESAD.CR, às 17h00 haverá uma visita à extensão da exposição no Centro de Artes das Caldas da Rainha, que inclui o Museu Leopoldo de Almeida, o Atelier-Museu António Duarte e o Espaço Concas.
A exposição explora momentos marcantes da história cultural da cidade, como o Estúdio SECLA (1950-1960), os IV Encontros Internacionais de Arte em Portugal (Caldas 77), a Bienal Internacional de Escultura das Caldas (1985-1997), e eventos contemporâneos como o Caldas Late Night (1997-2024). O objetivo é narrar a história da arte em Portugal a partir do contexto artístico das Caldas da Rainha.
Destaques da Exposição
A obra de Carlos Bunga na Biblioteca da ESAD.CR é um dos destaques, representando o estilo único do artista, que utiliza materiais simples como papel, cartão e tinta industrial para criar instalações que combinam escultura, pintura, desenho e performance. Estas obras exploram a poética do tempo e da materialidade através de ações de construção e desconstrução.
Além disso, a mostra inclui artistas como Adriana Proganó, Ana Vidigal, Bartolomeu Cid dos Santos, Pedro Cabrita Reis e Júlio Pomar, entre outros, e conta com a participação de antigos alunos da ESAD.CR, como Pizz Buin e Sara & André.

Curadoria e Acesso
A curadoria da exposição é coletiva, realizada pelos estudantes do curso de Programação e Produção Cultural da ESAD.CR, sob orientação da professora Lígia Afonso. A mostra pode ser visitada de quarta a segunda-feira, das 09h00 às 12h30 e das 15h00 às 17h30. Estará encerrada às terças-feiras, feriados e no período de 23 de dezembro de 2024 a 1 de janeiro de 2025.
A exposição é um convite a explorar o rico legado artístico das Caldas da Rainha e o impacto da cidade no panorama cultural português.