Geoparque do Oeste Celebra Um Ano de Reconhecimento Pela UNESCO e Planeia Expansão

0
4

O Geoparque Oeste assinalou um ano desde a sua oficialização como Geoparque Mundial da UNESCO, fazendo um balanço positivo do trabalho realizado neste período. A estrutura, que abrange os concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, cobre uma área total de 1.154 km², incluindo uma linha costeira de 72 quilómetros.

Desde o reconhecimento pela UNESCO, o Centro de Interpretação do Geoparque, localizado no Bombarral, já recebeu mais de 1.000 alunos e professores de todo o país em visitas guiadas, além de ter marcado presença em diversos certames nacionais e internacionais. O projeto também consolidou uma rede de mais de 200 parceiros, contribuindo para a valorização e promoção de mais de 100 produtos locais.

Através do seu programa Geoguias, o Geoparque formou mais de 100 pessoas, que agora transmitem o conhecimento sobre o território e o seu património natural e cultural de forma estruturada. Para Miguel Reis Silva, coordenador-executivo do Geoparque Oeste, esta iniciativa tem sido fundamental para dinamizar a região: O Geoparque Oeste veio contribuir para o desenvolvimento de uma rede regional de valorização do património natural e cultural, dando corpo a dinâmicas empresariais e associativas que se unem em prol do desenvolvimento sustentável do território. Tudo isto sem esquecer a identidade de cada concelho, as tradições e os costumes das suas populações, agora reconhecidos pela UNESCO”.

Já João Serra, presidente da Direção da Associação Geoparque Oeste (AGEO), destaca o impacto científico, educativo e turístico da iniciativa: O Geoparque Oeste trouxe a este território um destaque único, colocando o Oeste no mapa da Europa e do Mundo, através da valorização do seu património e da sua comunidade.

O próximo grande objetivo passa pelo alargamento do território reconhecido, com uma candidatura já em preparação para incluir os concelhos de Alenquer e Óbidos, bem como o Arquipélago das Berlengas, reforçando ainda mais a importância do Oeste no panorama dos geoparques mundiais. Além disso, existe a intenção de organizar a 12.ª Conferência Internacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, em 2027, um evento de grande relevância que reúne especialistas e representantes de geoparques de todo o mundo.

O Geoparque Oeste integra atualmente a Rede Nacional de Geoparques Mundiais da UNESCO, composta por outros cinco geoparques em Portugal, a Rede Europeia de Geoparques, com 109 territórios, e a Rede Mundial de Geoparques, que engloba 213 territórios espalhados por 50 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui