A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na passada quinta-feira, 13 de março, um homem de 33 anos que se encontrava em situação ilegal no território nacional. A detenção ocorreu em Caldas da Rainha, conforme informado pelo Comando Distrital de Leiria através de um comunicado divulgado no domingo, 16 de março.
De acordo com as autoridades, a detenção foi efetuada durante uma operação de fiscalização direcionada a cidadãos estrangeiros. O homem já havia sido notificado em dezembro de 2024 para abandonar voluntariamente o país, tendo na altura apresentado recurso à Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
No entanto, o recurso não foi aceite e, a 3 de fevereiro, foi emitida uma ordem de afastamento coercivo. Após a detenção, o indivíduo foi presente ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha na sexta-feira, 14 de março, onde foi restituído à liberdade, ficando a aguardar notificação da AIMA para abandonar imediatamente o território nacional.
As autoridades revelaram ainda que o detido tem um histórico criminal, tendo já cumprido pena de prisão efetiva no passado.