Jacqui Naylor apresenta “Treasures of the Heart” no Centro Cultural Gonçalves Sapinho na Benedita

0
13

A aclamada cantora e compositora norte-americana Jacqui Naylor estará em Portugal para um concerto único no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a 31 de maio de 2025, pelas 21h30. O espetáculo integrará a digressão de apresentação do seu mais recente e elogiado décimo segundo álbum, “Treasures of the Heart”.

Conhecida pela sua voz profundamente rica e soulful, Jacqui Naylor conquistou o seu lugar no panorama jazzístico internacional com uma abordagem singular que mistura standards de jazz, versões inovadoras de temas conhecidos e composições originais. A artista atribui o seu som característico à interação espontânea e próxima que mantém com os seus companheiros de banda de longa data, criando momentos musicais que oscilam entre a sensibilidade intimista e a explosividade rítmica.

A carreira de Naylor tem sido marcada por um reconhecimento consistente da crítica especializada, com os seus trabalhos a figurarem em listas de “top-ten” de publicações como o USA Today, Jazziz e The Washington Post. A sua música original ultrapassou as fronteiras do jazz, sendo apresentada em diversas campanhas publicitárias, programas de televisão e filmes, incluindo um documentário dedicado à sua carreira.

Um dos aspetos mais inovadores da sua carreira é a técnica de arranjo que a própria denominou de “acoustic smashing”, que consiste em interpretar um standard de jazz com o ritmo de um conhecido tema rock, ou vice-versa. Sobre esta abordagem original, a revista New York escreveu que “Naylor tem habilidade e sensibilidade para realizá-lo” com maestria.

No álbum “Treasures of the Heart”, que apresentará na Benedita, destacam-se uma versão do clássico de Rodgers e Hart “I Didn’t Know What Time It Was” com inspiração afro-cubana, uma interpretação sensível de “This Guy’s in Love with You” de Burt Bacharach e Hal David, e as originais “Love’s Around” e “Treasure of the Heart”, compostas por Naylor e Khu, caracterizadas pelo seu ritmo contagiante e mensagens inspiradoras.

A passagem por Portugal integra-se no circuito de tournés internacionais que a artista realiza regularmente, sendo presença habitual em alguns dos mais prestigiados palcos e festivais de jazz mundiais, como o Ronnie Scott’s em Londres, o Sunset-Sunside em Paris, o Birdland em Nova Iorque e Hamburgo, o Quasimodo em Berlim, o SFJAZZ Center em São Francisco, o Festival de Jazz de Monterey, o Jazz Aspen Snowmass, e os Blue Note Clubs espalhados pelo mundo, em cidades como Nova Iorque, Milão e Tóquio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui