JC Ritchie conquista o 63.º Open de Portugal at Royal Óbidos

0
1
JC Ritchie conquista o 63.º Open de Portugal at Royal Óbidos
Foto: Filipe Guerra

O sul-africano JC Ritchie venceu o 63.º Open de Portugal at Royal Óbidos com uma demonstração de pura classe nos últimos metros da prova. O golfista de 31 anos completou o torneio com 269 pancadas, 15 abaixo do Par, após uma última volta que ficará certamente na memória dos adeptos presentes no resort algarvio.

A vitória parecia escapar-lhe quando sofreu um bogey no buraco 15, mas Ritchie mostrou a fibra de um verdadeiro campeão ao conseguir três birdies consecutivos nos buracos finais. Esta reação permitiu-lhe superar por apenas uma pancada o escocês David Law, líder após a terceira volta, que ainda teve um putt para eagle no último buraco que o levaria ao desempate.

Regresso à elite europeia

O triunfo em Óbidos representa muito mais do que um simples título para Ritchie. Esta segunda vitória da temporada no HotelPlanner Tour garante-lhe a promoção ao DP World Tour, a primeira divisão do golfe europeu, onde regressará na próxima época.

“Sabia que provavelmente já terminaria a época no top-20, mas agora posso começar a pensar em competir para fechar o ano no top-5 e ainda tentar vencer a ordem de mérito”, revelou o novo campeão, que embolsou um prémio de 48 mil euros.

Esta foi a terceira participação de Ritchie no Open de Portugal disputado em Royal Óbidos, depois de ter terminado em 15.º lugar em 2024 e 39.º em 2021. O sul-africano torna-se assim no segundo jogador do seu país a vencer esta prova, repetindo o feito de Garrick Higgo em 2020.

Daniel da Costa Rodrigues brilha no seu aniversário

Entre os portugueses, o destaque coube a Daniel da Costa Rodrigues, que celebrou o seu 23.º aniversário com uma excelente prestação. O jovem golfista de Miramar terminou no 21.º lugar com seis pancadas abaixo do Par, conseguindo a segunda melhor classificação da sua jovem carreira profissional.

“Dani” completou as quatro voltas com cartões de 70, 69, 70 e 69 pancadas, mostrando uma regularidade notável ao conseguir apenas pela segunda vez na carreira alinhar quatro voltas consecutivas abaixo do Par em torneios deste nível.

A prestação do português vale-lhe 2776 euros em prémios e uma subida de 27 posições no ranking, passando para 175.º lugar. Com mais uma prova agendada para a próxima semana em Itália, Daniel da Costa Rodrigues mantém vivas as esperanças de conseguir uma categoria no HotelPlanner Tour para 2026.

Outros portugueses em destaque

Tomás Bessa alcançou o 34.º lugar com quatro pancadas abaixo do Par, enquanto Pedro Figueiredo ficou em 36.º com três abaixo. Vasco Alves completou a representação lusa no 66.º posto com três pancadas acima do Par.

Despedida de Royal Óbidos

O 63.º Open de Portugal marca o fim de uma era, pois foi a última edição disputada no Royal Óbidos Spa & Golf Resort. Durante seis anos, este campo desenhado pelo lendário Seve Ballesteros acolheu o mais importante torneio de golfe português.

Pedro Nunes Pedro, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, ainda não revelou qual será o próximo destino do Open de Portugal em 2026, mas elogiou o trabalho desenvolvido pela equipa liderada por Leonid Ranchinskyi, proprietário de Royal Óbidos.

A vitória de JC Ritchie encerra assim um capítulo da história deste torneio centenário, numa prova que mais uma vez confirmou o seu estatuto como um dos eventos mais competitivos do calendário europeu de segunda divisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui