Lagoa de Óbidos acolhe a primeira sessão de estudo de borboletas noturnas

0
59
borboletas noturnas lagoa de obidos

A Lagoa de Óbidos vai ser palco, no próximo dia 28 de setembro, da primeira sessão da Estação de Estudo de Borboletas Noturnas, um projeto dinamizado pelo Município de Óbidos. Esta iniciativa faz parte da Rede Nacional de Estações de Borboletas Noturnas e integra também a Rede de Borboletas Noturnas do Geoparque Oeste.

O objetivo principal desta estação é recolher e analisar dados que contribuam para o estudo da biodiversidade e monitorização de espécies que são indicadoras da saúde dos ecossistemas. De acordo com o ornitólogo Hélder Cardoso, o projeto recorre a armadilhas luminosas para recolher informações sobre a distribuição, abundância e diversidade de espécies, promovendo a conservação e sensibilização ambiental.

A iniciativa visa ainda incentivar a participação de voluntários e cidadãos, reforçando o papel da ciência cidadã na preservação da biodiversidade local. A Rede de Estações de Borboletas Noturnas do Geoparque Oeste foi lançada a 6 de setembro em Torres Vedras e, desde então, a estação de Óbidos passou a integrar este projeto, que reúne várias iniciativas focadas no estudo das borboletas noturnas, na monitorização de pragas agrícolas e florestais e na sensibilização para a importância da preservação ambiental.

Em Óbidos, a estação de estudo está localizada no parque de estacionamento da Ecovia da Lagoa de Óbidos, próximo ao aeródromo. A sessão de 28 de setembro terá início às 21:00 horas e terminará pelas 23:00 horas. A participação está limitada a 15 pessoas, com idade mínima de 6 anos, e requer inscrição prévia através do link: https://forms.gle/oM7J8g2sQMcyAttG8 . Para mais informações, os interessados podem contactar o número 914 510 852.

Foto: Município Óbidos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui