A 13.ª edição do Livros a Oeste | Festival do Leitor está de regresso à Lourinhã, de 13 a 17 de maio, sob o mote “A História é uma Encruzilhada”. O evento propõe uma reflexão sobre as escolhas e mudanças que moldam a História, promovendo debates e encontros com figuras de diversas áreas, da literatura à política, passando pela tecnologia, música e poesia.
Ao longo dos cinco dias de programação, os participantes terão acesso a um conjunto variado de atividades, incluindo conversas com autores, espetáculos, sessões para o público escolar, exposições e momentos de spoken word. A organização mantém o compromisso de aproximar a cultura da comunidade local, promovendo iniciativas como “Os Cantos das Palavras”, que incentiva a participação espontânea do público na via pública, e “A Poesia é que nos Salva”, um encontro noturno onde a palavra dita ganha destaque. Além disso, o festival volta a integrar um espetáculo concebido pelo Clube Idade+, reforçando a ideia de que a participação cultural não tem limites etários.
De acordo com António Alberto Santos, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã com os pelouros da Educação, Cultura e Cidadania, “A nossa aposta contínua na divulgação cultural e criação de novos públicos assenta que nem uma luva num encontro desta natureza, uma oportunidade para juntar projetos e criadores de diferentes áreas, questionando a realidade, divulgando e debatendo, com a preocupação de abranger diferentes tipologias de audiência e registos complementares, que possa chegar a pessoas com diferentes sensibilidades e interesses”.
Já o programador do festival, João Morales, sublinha o impacto das mudanças globais e a importância da reflexão: “Estamos numa época decisiva para definir o que será, não só o período que completa este século, mas as linhas definidoras de uma certa conceção de Humanidade, questionada e desafiada pelas transformações que o próprio ser humano produziu e infligiu em todo o planeta em que vivemos. Criámos problemas que só nós podemos resolver. Porém, cada decisão implica consequências”.
Destaques do programa
- 13 de maio | 21h30 – PURGA (com NERVE, convidado e micro aberto)
No Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, NERVE traz a Lourinhã a sessão PURGA, um espaço dedicado à poesia dita por quem a escreve. Além de um convidado especial, o evento terá um momento de microfone aberto, permitindo ao público partilhar os seus próprios poemas. - 15 de maio | 21h30 – Perguntas Guerreiras, Diálogos Pacíficos
Esta oficina convida professores, educadores e mediadores de leitura a refletirem sobre a guerra e sobre como abordar este tema através do diálogo pacífico. A ação, que decorre na Casa Nobre, é certificada pelo Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã (CFETVL) como Ação de Formação de Curta Duração (ACD). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas em www.cfetvl.cfae.pt.
Com uma programação diversificada e uma forte ligação à comunidade, o Livros a Oeste | Festival do Leitor promete mais uma edição de partilha de conhecimento e reflexão sobre os desafios do presente e do futuro.