Lourinhã esclarece procedimentos para abertura da Foz do Rio Grande ao mar

0
25
AREIA BRANCA MAR LOURINHÃ

O município da Lourinhã divulgou os procedimentos que deve cumprir sempre que a Foz do Rio Grande se abre ao mar, seja por fenómenos naturais ou por outras causas que provoquem o aumento do caudal da água. Estes protocolos decorrem do acordo estabelecido com a Associação Bandeira Azul da Europa.

Quando se verifica esta situação, a autarquia deve seguir um conjunto de passos obrigatórios. Em primeiro lugar, informa todas as entidades oficiais e utilizadores das zonas balneares sobre o motivo, dia e hora da abertura, bem como a previsão de fecho da foz ao mar. Simultaneamente, procede ao hastear da Bandeira Vermelha no posto de praia e retira a Bandeira Azul.

O processo inclui ainda a realização de análises à água balnear para verificação da sua qualidade e a afixação das recomendações enviadas pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Delegação Regional de Saúde. Após receber os resultados das análises da água, a câmara municipal remove as recomendações das entidades oficiais e retoma o estado normal da praia.

Por fim, todos os utilizadores da zona balnear são informados da regularização da situação através de e-mail e outros meios de comunicação disponíveis.

Durante a presente época balnear, esta situação ocorreu por três vezes. A primeira verificou-se a 26 de junho, devido ao aumento do caudal do rio resultante da pluviosidade. A segunda aconteceu a 11 de agosto, com o rompimento da barreira de areia de proteção entre a bacia de retenção da foz do Rio Grande e o mar. A mais recente resultou da agitação marítima registada no país.

Atualmente, em consequência da agitação marítima que afeta todo o território nacional, a praia encontra-se interdita a banhos. A normalidade será reposta apenas após a receção dos resultados das análises laboratoriais, de acordo com os procedimentos estabelecidos no protocolo com a Associação Bandeira Azul da Europa.

Esta transparência na comunicação dos procedimentos demonstra o compromisso da autarquia com a segurança dos banhistas e com o cumprimento rigoroso das normas ambientais e de saúde pública que regem as zonas balneares certificadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui