O município da Lourinhã celebrou, no dia 14 de outubro, um protocolo de colaboração com a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém. Esta ordem é uma associação sem fins lucrativos, apolítica, e tem como objetivos promover atividades culturais, formativas, humanitárias e de solidariedade.
O acordo tem como finalidade estabelecer uma cooperação entre a Câmara Municipal e a Ordem dos Templários, visando tornar a Lourinhã um centro de referência nacional e internacional sobre a história templária. Para isso, o município se compromete a disponibilizar um espaço físico para a operação da Ordem, além de oferecer um apoio financeiro de 7.980 euros, mais impostos, destinado a financiar investigações históricas, incluindo um estudo específico sobre a Ordem do Templo na Lourinhã e a Reconquista à União Ibérica, que abrange o período de 1147 a 1580.
A Ordem, por sua vez, se responsabiliza por desenvolver conteúdos, iniciativas e projetos que ajudem a promover a Lourinhã como um polo de referência na temática Templária. A assinatura do protocolo foi realizada pelo presidente da Câmara Municipal, João Duarte de Carvalho, e pelos representantes da Ordem, Nascimento Ferreira da Costa e José Luís Patrício Rêgo Baptista, em uma cerimônia que ocorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.