Município da Nazaré apresenta Relatório e Contas do 1.º semestre de 2024, revelando desafios financeiros e gestão em adaptação

0
9

A Câmara Municipal da Nazaré apresentou, na reunião de 28 de outubro, o Relatório e Contas do primeiro semestre de 2024. O documento, que será encaminhado para a Assembleia Municipal, destaca um aumento nos recebimentos em cerca de 505 mil euros (+6,2%) e uma redução nos pagamentos em 255 mil euros (-3,1%). Contudo, o relatório aponta um resultado líquido negativo de aproximadamente 426,8 mil euros, devido à queda na arrecadação de receitas próprias e uma baixa execução das receitas de capital.

O PSD e a CDU expressaram preocupações, destacando a necessidade de melhorar a arrecadação de receitas e a execução dos projetos de investimento. Ambos os partidos sugerem reforços na captação de fundos comunitários e na gestão eficiente de dívidas e custos operacionais.

Além disso, o Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados da Nazaré (SMN) apresentou um balanço com um resultado negativo de 369,8 mil euros, afetado pela paralisação do ascensor, uma importante fonte de receita. As contas dos SMN foram também afetadas por uma redução de rendimentos (-2,9%) e aumento de despesas (+4,6%) em comparação ao mesmo período de 2023, situação que levanta preocupações sobre a sustentabilidade financeira.

Outras Notas

Antes da ordem do dia, o Presidente da Câmara, Manuel Sequeira, comunicou que as alterações de trânsito na EN 242 continuarão por mais algum tempo devido a uma derrocada. Na área da saúde, informou sobre o alargamento dos serviços na USF Global, incluindo a chegada de novos médicos ao concelho até ao final do ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui