O Município das Caldas da Rainha fechou o ano de 2023 com um resultado líquido negativo de 2,3 milhões de euros, revelam documentos aprovados pela maioria na Assembleia Municipal.
O Relatório de Gestão, apresentado na segunda-feira à noite, evidencia um desvio negativo de 2,8% entre a receita prevista e a efetivamente cobrada. A autarquia arrecadou 46,5 milhões de euros, em comparação com os 47,8 milhões previstos. As receitas correntes totalizaram 35 milhões, com pequenas quedas na cobrança de impostos diretos e transferências correntes. Na cobrança de receitas de capital, houve um desvio negativo de 1,2 milhões de euros.
Quanto à despesa, houve um desvio negativo de quase 20%, com 38,4 milhões de euros pagos em comparação com os 47,8 milhões previstos. As maiores despesas foram com aquisição de bens e serviços, pessoal e transferências correntes.
A dívida de longo e médio prazo foi reduzida em 978 mil euros, totalizando 2,1 milhões de euros no final de 2023.
As contas foram aprovadas com votos favoráveis do movimento ‘Vamos Mudar’ e abstenções dos grupos municipais do PS e PSD.
Foi também aprovado por unanimidade o Relatório de Gestão dos Serviços Municipalizados, que encerrou com um resultado líquido positivo de mais de 476 mil euros, impulsionado pela atualização dos tarifários de água e saneamento após sete anos sem alterações.