O Município das Caldas da Rainha disponibilizou uma nova ferramenta digital, o GeoPortal, que permite aos cidadãos e técnicos da autarquia aceder a dados geográficos de forma interativa e eficiente. Com este recurso, é possível consultar e imprimir plantas de localização ou consultar informações sobre instrumentos de gestão territorial sem necessidade de deslocação presencial aos serviços municipais.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, destacou que o GeoPortal “centraliza informação anteriormente dispersa” e estará em atualização permanente, integrando dados como novos números de polícia e outros elementos relacionados com o ordenamento do território.
O portal, desenvolvido com tecnologia SIG (Sistemas de Informação Geográfica) de código aberto, oferece duas áreas de acesso, o público que disponibiliza temas como plantas de localização, circuitos e paragens do transporte urbano TOMA, e consulta de instrumentos de gestão territorial e um acesso reservado, direcionado aos serviços internos do município, que facilita análises e tomadas de decisão em áreas como gestão urbanística, património, infraestruturas municipais e serviços de águas e saneamento (SMAS).
A ferramenta foi projetada para atender à crescente procura pela digitalização e acesso a dados em tempo real, e pretende promover eficiência e modernização dos serviços. Segundo a autarquia, este é um passo importante para enfrentar os desafios da administração pública no futuro.
O GeoPortal entrou em funcionamento na última sexta-feira e está disponível para consulta via navegador (“browser”), sem necessidade de instalação de software adicional.