O Município de Óbidos promove, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a exposição “Óbidos, 1148: Terra de Mouros e Cristãos”, uma celebração da história e da herança cultural da vila, no âmbito dos 877 anos da sua reconquista. O evento terá lugar no CDI – Centro de Design de Interiores, oferecendo uma experiência educativa e que se pretende ao mesmo tempo bastante imersiva, que destaca a convivência e os legados deixados pelas culturas mourisca e cristã.
A exposição estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30, com uma programação especial voltada principalmente para as escolas. Em dezembro, as atividades ocorrerão nas semanas de 2 a 6, 9 a 13 e 16 a 20, enquanto em janeiro haverá programação durante todo o mês, com destaque para o feriado municipal de 11 de janeiro.
Os visitantes terão a oportunidade de explorar a história do Castelo de Óbidos, desde o século XII, com ênfase na reconquista cristã liderada por D. Afonso Henriques e o cavaleiro Gonçalo da Maia, além de conhecer a rica herança deixada pela presença muçulmana na região.

A programação inclui Sessões temáticas sobre arquitetura, gastronomia e vocabulário de origem árabe, retroprojeção da lenda da “Moura Encantada Esmeralda Al-Matraca” e uma Oficina Criativa onde os participantes poderão construir um castelo em 3D com cartão reciclado.
O espaço expositivo contará com dez painéis informativos sobre a herança mourisca, uma reprodução do retrato de D. Afonso Henriques pintado por Carlos Alberto Santos, e uma banda desenhada do arquiteto Duarte, que narra a reconquista da vila e retrata os acampamentos de cristãos e muçulmanos junto ao castelo.
A exposição “Óbidos, 1148” promete ser uma viagem pela história da vila, convidando visitantes a refletir sobre as influências culturais que moldaram a identidade de Óbidos. Uma oportunidade única para descobrir as raízes deste importante marco histórico.
Fotos: CM Óbidos