O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, constituiu arguidos dois homens, de 31 e 45 anos, por furto em explorações agrícolas e posse de material furtado, no concelho de Óbidos.
A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação sobre furtos em várias explorações agrícolas na região, que já durava cerca de quatro meses. Os furtos causaram prejuízos superiores a 20 mil euros e geraram alarme social na área. Durante as diligências, os militares realizaram oito buscas, sendo três domiciliárias e cinco em veículos, todas realizadas em Óbidos. Os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas Rainha realizaram, nos dias 4 e 5 de novembro, duas buscas em terrenos agrícolas, na freguesia de Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos.
Como resultado da operação, foram apreendidos diversos materiais, destacando-se os seguintes itens:
- Um quadro elétrico;
- Um contador inversor de eletricidade;
- Um aparafusador pneumático;
- Um borrifador com lubrificante;
- Um pressostato elétrico para controlo da pressão de água;
- Uma caixa preta com desmultiplicador de força para rodados;
- Um adubador com misturadora e mangueira;
- Um contador de água;
- Um terceiro ponto hidráulico para trator.
Os dois indivíduos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha. A ação contou ainda com o apoio do Posto Territorial de Óbidos e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha.