Óbidos marca presença na Expo 2025 com delegação do Oeste em Osaka

0
9

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, integra a comitiva da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) que se encontra atualmente no Japão para marcar presença na Exposição Mundial de 2025, em Osaka. A representação da região Oeste é liderada pelo Conselho Intermunicipal e acompanhada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro) e pelo Turismo do Centro, estando baseada no Pavilhão de Portugal. No espaço central do pavilhão português, localizado na zona “Empowering Lives” do recinto da exposição, foi criado um momento dedicado exclusivamente à região Oeste, onde a comitiva apresentou a estratégia territorial para o desenvolvimento da região.

Óbidos destaca-se na exposição mundial através de conteúdos de comunicação específicos e da recriação histórica com trajes medievais, projetando internacionalmente o rico património e a identidade cultural do concelho numa montra que atrai visitantes de todo o mundo. A participação na Expo 2025 representa uma oportunidade única para reforçar laços num contexto particularmente significativo, tendo em conta a relação histórica de mais de cinco séculos entre Portugal e o Oriente, que continua a gerar importantes oportunidades e sinergias nos domínios da cultura, tecnologia e indústrias criativas. A delegação do Oeste conta com o apoio de diversos membros do Governo da República Portuguesa, nomeadamente a ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Nuno Sampaio, o Secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, e o embaixador de Portugal no Japão, Gilberto Jerónimo.

O encontro institucional serviu para reforçar o compromisso conjunto na promoção e estratégia de internacionalização da região Oeste, contando ainda com a presença do Presidente da AICEP, Ricardo Arroja, e de Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, I.P. Durante a visita, a comitiva do Oeste participou em diversos momentos de cooperação com outras delegações presentes na exposição, percorrendo diferentes áreas expositivas, com particular atenção às dimensões do desenvolvimento sustentável, economia circular, questões sociais e inteligência artificial e territorial. A participação na Expo 2025 representa uma significativa oportunidade para dar a conhecer ao mundo as potencialidades da região Oeste de Portugal, especialmente num mercado asiático em crescimento e com elevado interesse nos produtos culturais e turísticos portugueses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui