O Município de Óbidos está a acolher, até sexta-feira, 30 de agosto, o projeto WeARTolerance em suas residências criativas/artísticas. Este projeto tem como objetivo reduzir o estigma associado à saúde mental, através de um programa baseado nas artes, direcionado a crianças e jovens entre os 12 e os 24 anos.
Financiado pela Fundação “La Caixa” e conduzido por investigadores da Universidade Lusófona (COFAC, HEI-Lab), o WeARTolerance promove a inclusão social, com especial atenção aos jovens de meios desfavorecidos. A residência artística do projeto inclui uma série de oficinas de artes, focadas na prevenção de doenças mentais entre os jovens, usando expressões artísticas como ferramentas de intervenção e inclusão.
Joana Conceição, técnica do Município, está a acompanhar ativamente o grupo que se encontra em Óbidos desde o dia 27 de agosto, colaborando nas atividades das oficinas. No dia 30 de agosto, sexta-feira, ocorrerá uma apresentação pública dos resultados das oficinas, celebrando as diversas expressões artísticas, como a música, o teatro, a dança e outras formas de arte, no combate ao estigma e na promoção da saúde mental.