Quase 6 mil munícipes já aderiram ao “Óbidos + Saúde”
Com 82% da população do concelho ainda sem médico de família, a Câmara Municipal de Óbidos anunciou a renovação do plano “Óbidos + Saúde” para 2025. O programa, lançado no início de 2024 como complemento ao Serviço Nacional de Saúde, registou uma forte adesão, com 5.931 munícipes recenseados em Óbidos a subscreverem gratuitamente até ao final de outubro.
Atualmente, Óbidos conta apenas com um médico de família, quando seriam necessários sete para responder às necessidades do concelho. Este contexto levou a autarquia a avançar com o plano, que oferece acesso a cuidados médicos e de enfermagem, bem como **exames complementares de diagnóstico a preços convencionados em qualquer parte do país.
Embora inicialmente contratado para 12 mil utentes, o plano será ajustado para um máximo de 7 mil inscritos no próximo ano. Esta alteração permitirá uma poupança significativa nos custos com a entidade prestadora do serviço, mantendo a qualidade e o alcance do programa.
Os principais benefícios do “Óbidos + Saúde” incluem consultas médicas durante 5 horas por dia, 4 dias por semana, serviços de enfermagem com 40 horas semanais disponíveis em Óbidos (Piscinas Municipais, A-dos-Negros e Olho Marinho) e ainda acesso a uma rede com mais de 35 mil prestadores de cuidados de saúde em todo o país.
Para o presidente da Câmara, Filipe Daniel, o plano é uma medida essencial, embora não resolva todas as dificuldades. “A falta de médicos de família é um dos principais problemas no concelho. Apesar do custo elevado e do facto de o município estar, em parte, a substituir o Estado, é nossa prioridade continuar este projeto, que já mostrou o seu impacto positivo junto da população”, afirmou o autarca.
A proposta de renovação foi aprovada por maioria na Assembleia Municipal.
Ao longo do ano, o município promoveu diversas ações para informar os munícipes sobre o plano, desde campanhas permanentes nas Juntas de Freguesia até iniciativas específicas, como a distribuição de informação porta a porta em maio e junho e a presença no Mercado Medieval de Óbidos.
A adesão ao plano é gratuita, exigindo apenas a inscrição dos interessados, que pode ser feita diretamente aqui.
Fonte: Município Óbidos