No próximo dia 27 de setembro, Dia Mundial do Turismo, Peniche será palco de mais uma edição do ciclo de conversas e caminhadas. ‘ConversAndo é uma iniciativa do Geoparque Oeste que visa promover a reflexão sobre a importância do património nacional enquanto valor turístico, com especial destaque para os territórios com chancela UNESCO, como é o caso do Geoparque Oeste.
O evento, que terá lugar às 18h00 no Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche, contará com a participação de destacados intervenientes locais e regionais que irão explorar de que forma o património, tanto material como imaterial, pode ser utilizado como uma verdadeira âncora para o desenvolvimento turístico sustentável, contribuindo para a valorização e dinamização dos territórios.
Entre os oradores confirmados estão Ana Reis, coordenadora dos Serviços Educativos do Museu Nacional Resistência e Liberdade; Ana Rita Petinga, vice-presidente do Município de Peniche; João Paulo Jorge, coordenador do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar; e Vanessa Antunes, investigadora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Universidade de Lisboa.
Através de uma abordagem multidisciplinar, esta conversa propõe-se a debater como o património pode ser uma alavanca para o turismo em regiões como o Oeste, integrando a rede global de Geoparques Mundiais da UNESCO. Estes territórios são não apenas detentores de uma riqueza geológica e cultural inestimável, como também exemplos de boas práticas na promoção do desenvolvimento local sustentável.
Iniciativas como o ‘ConversAndo’ são fundamentais para sensibilizar a população e os decisores para o papel crucial do património na atração de fluxos turísticos e na preservação da identidade cultural. Numa altura em que o turismo sustentável ganha cada vez mais relevância a nível global, o diálogo em torno destas questões revela-se imprescindível para garantir que o crescimento turístico respeite e valorize o meio ambiente e as comunidades locais.
A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, que pode ser feita através do link:https://tinyurl.com/22bwjh4p
Este ciclo de conversas e caminhadas sublinha o compromisso do Geoparque Oeste em promover o turismo sustentável, reforçando o seu papel enquanto guardião do património natural e cultural da região, ao mesmo tempo que sensibiliza a população e os visitantes para a importância da preservação deste legado para as gerações futuras.
Fonte: Geoparque Oeste