Peniche Prepara-se para a Mostra Internacional de Renda de Bilros 2024

0
564
Bilros 2024 Peniche
Peniche acolhe mais uma edição da Mostra Internacional de Renda de Bilros de 12 a 14 de julho de 2024, celebrando uma arte centenária que simboliza o artesanato e a identidade da cidade. Este evento, que teve início em 2006, homenageia as rendilheiras e a arte de tecer renda de bilros, posicionando Peniche como um ponto de encontro mundial para esta tradição.

A Mostra Internacional de Renda de Bilros coincide com um período de grande afluência turística à cidade, proporcionando uma plataforma para expor e valorizar a cultura, tradições e o conhecimento sobre um património que já é reconhecido como Artesanato Tradicional Certificado.

Este ano, a Mostra contará com a participação de 23 comitivas de diversas partes do mundo, reforçando a sua posição como uma montra sólida e válida para a exibição da inovação, a par da valorização da tradição. A arte de tecer renda de bilros, com mais de 400 anos de história no concelho, será destacada ao longo dos três dias de evento.

O certame inclui um espetáculo gratuito e aberto ao público da Escola de Tango Argentino em Lisboa, intitulado “Nostalgias una Noche de Tango – A Todo Tango!”, que terá lugar na sexta-feira, 12 de julho, às 21h30, na Praça Jacob Rodrigues Pereira.

Além disso, a mesma praça será palco de dois desfiles: “Rendas na Moda”, no sábado às 22h00, e “enLACEs”, no domingo às 17h00. O desfile “Rendas na Moda”, realizado em parceria com o MODATEX – Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, apresentará 22 coordenados elaborados por formandos com aplicações de renda de bilros executadas por rendilheiras locais. Já o desfile “enLACEs” mostrará criações de artesãos locais com renda de bilros de Peniche, acompanhado de uma atuação do Estúdio Municipal e Dança de Peniche.

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche incluirá uma Fun Zone para os mais jovens e um espaço de Street Food, além da tradicional zona de stands e mais de 100 rendilheiras a trabalhar ao vivo. Este evento promete ser uma celebração vibrante da tradição e da inovação no artesanato, refletindo a rica herança cultural de Peniche.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui