Evento decorreu no Parque Urbano das Águas Santas e contou com dezenas de atividades lúdico-pedagógicas
O Parque Urbano das Águas Santas foi palco, nos dias 9 e 10 de maio, da primeira edição da Festa da Árvore, uma iniciativa do Município das Caldas da Rainha que conseguiu mobilizar mais de mil participantes ao longo de dois dias intensos de atividades.
O primeiro dia do evento, especialmente direcionado para a comunidade escolar, atraiu mais de um milhar de crianças provenientes dos três Agrupamentos Escolares do concelho. Estiveram presentes alunos de uma IPSS, de um estabelecimento de ensino privado e de sete escolas da rede pública.
Aproveitando a proximidade geográfica de algumas escolas ao recinto, a organização promoveu ainda um passeio pedestre primaveril, incentivando a mobilidade sustentável e proporcionando aos mais novos uma perspetiva diferente da cidade, estimulando o seu olhar curioso e a descoberta do espaço urbano.
No segundo dia, dedicado às famílias e público em geral, participaram mais de uma centena de pessoas, completando um balanço bastante positivo para uma primeira edição.
A programação do evento incluiu 17 ateliers de carácter lúdico-artístico, abrangendo diversas vertentes: ações de sensibilização para a biodiversidade e sustentabilidade ambiental e alimentar, criação de instalações artísticas efémeras com materiais naturais, sessões de teatro de fantoches, momentos de leitura infantil, pinturas faciais e jogos temáticos sobre questões ambientais.
A iniciativa contemplou também intervenções permanentes no Parque Urbano das Águas Santas, com a instalação de seis novas placas informativas que visam sensibilizar munícipes e visitantes para temáticas como a importância dos prados floridos, o papel dos insetos polinizadores, a relevância do charco temporário e o controlo biológico da lagarta-do-pinheiro pelos chapins. No âmbito desta vertente educativa, foram ainda colocados dez ninhos para chapins e um hotel para insetos no perímetro do parque.
A organização do evento esteve a cargo do Gabinete de Ambiente, Espaços Verdes e Paisagem Natural do Município de Caldas da Rainha, que contou com o apoio de diversas entidades, entre as quais a Ágora – Associação Ambiental, o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (através dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa), a Associação PATO, a Ativista por Natureza, a Biblioteca Municipal, a Biogleba, o Colégio Rainha D. Leonor (igualmente com alunos do Curso Profissional de Técnico de Ação Educativa), a Dinâmicas Naturais, o GEOTA, a Frutalvor, o projeto Ecojovens, a Sementes de Portugal e a Vidais Planta.
Dado o sucesso da iniciativa, o executivo municipal pondera já a realização de uma segunda edição no próximo ano, reforçando o compromisso da autarquia com a educação ambiental e a sensibilização para a importância do património arbóreo e natural do concelho.
Foto: Redes Sociais Município das Caldas da Rainha