A Câmara Municipal da Lourinhã aprovou, em reunião de 17 de janeiro, um apoio financeiro de 250 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã (AHBVL), através de um Protocolo de Colaboração válido de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2024.
Este montante representa um acréscimo de 70 mil euros em comparação com o ano anterior e visa fortalecer a relação entre a Proteção Civil Municipal e a AHBVL. O Protocolo delineia responsabilidades mútuas e específicas, estratégias comuns na área da proteção civil e promove um apoio equilibrado ao voluntariado da AHBVL.
No âmbito do protocolo, a Câmara Municipal destinará o apoio exclusivamente para cobrir custos associados à utilização de meios e recursos materiais, ao pagamento do prémio de seguro de acidentes pessoais (obrigatório por lei) e a outras ações previstas. Por sua vez, a AHBVL compromete-se a prestar apoio em situações de aviso, alerta, intervenção e socorro, colaborando estreitamente com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Lourinhã.
Além do mencionado apoio, a autarquia assegura ainda o financiamento anual, a 50%, de duas Equipas de Intervenção Permanente na Prevenção e Socorro de Acidentes e Catástrofes, num montante aproximado de 83 mil euros. Este financiamento visa otimizar a eficácia das medidas relacionadas ao combate a incêndios, socorro à população em casos de incêndio, inundações, desabamentos e outros acidentes.
Fonte: CM Lourinhã