Sinistralidade e Fiscalização Rodoviária no 1.º Semestre de 2024 com Menos Vítimas Mortais Mas Mais Acidentes e Feridos Graves

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“Ao volante, o telemóvel pode esperar”

Nos primeiros seis meses de 2024, Portugal registou 17.900 acidentes de viação com vítimas, resultando em 220 vítimas mortais, 1.257 feridos graves e 20.795 feridos leves em todo o território. Comparativamente ao ano de referência, 2019, Portugal registou um aumento de 2,8% nos acidentes e um crescimento de 8,3% nos feridos graves, embora tenha havido uma redução significativa de 15,4% nas vítimas mortais.

Evolução dos Principais Indicadores de Sinistralidade (Comparação com 2019 e 2023):

Indicador2024Variação face a 2019Variação face a 2023
Acidentes com vítimas17.900+491 (+2,8%)+571 (+3,4%)
Vítimas mortais220-40 (-15,4%)-19 (-8,2%)
Feridos graves1.257+96 (+8,3%)+56 (+5,0%)
Feridos leves20.795-161 (-0,8%)+692 (+3,6%)

Principais Causas e Características dos Acidentes

Colisões e despistes foram as causas mais frequentes dos acidentes de viação em 2024. Colisões representaram 52,9% dos incidentes, resultando em 41,1% das vítimas mortais e 45,8% dos feridos graves. Os despistes, apesar de menos frequentes (33,4% dos casos), foram responsáveis por uma fatia maior das vítimas mortais (43,5%).

Em relação à localização dos acidentes, o número de vítimas mortais foi maior dentro das localidades, com um aumento de 14,8% face a 2019. Fora das localidades, verificou-se uma tendência inversa, com uma redução significativa nas vítimas mortais, evidenciando uma diminuição de 23,7% face a 2019 e de 25,0% face a 2023.

Análise por Tipo de Vias

  • Arruamentos: Representaram 63,0% dos acidentes e 35,0% das vítimas mortais.
  • Estradas nacionais: Abrangem 19,5% dos acidentes, mas contribuíram com uma fatia expressiva de 35,0% das vítimas mortais.
  • Autoestradas: Apesar do elevado tráfego, registaram uma redução nas vítimas mortais (-7) em comparação a 2019.

Perfil das Vítimas e Veículos Envolvidos

O perfil das vítimas mortais revela que a maioria eram condutores (72,9%), seguidos de peões (15,4%) e passageiros (11,7%). Em termos de veículos, a maior parte dos acidentes envolveu automóveis ligeiros (71,5%), mas verificou-se um aumento acentuado de acidentes com velocípedes (+49,2% face a 2019) e motociclos (+34,0%).

Resumo da Distribuição das Vítimas por Categoria de Veículo (em %)

Categoria de Veículo2024Variação face a 2019Variação face a 2023
Veículo ligeiro53,7%-7,9%+5,1%
Motociclos21,4%+34,4%+1,0%
Velocípedes7,3%+54,9%+3,7%
Peões8,2%-8,2%+7,4%

Fiscalização Rodoviária: Aumento na Vigilância e Redução de Infrações

No âmbito da fiscalização rodoviária, houve um aumento de 75,6% no número de veículos fiscalizados, totalizando 118,9 milhões de verificações, em grande parte realizadas automaticamente pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). No entanto, as infrações diminuíram 41,1%, com a taxa de infração a descer para 0,38%.

Ainda neste período, registaram-se menos detenções (-40,2%), destacando-se a diminuição de infrações por álcool (-19,9%) e por falta de habilitação legal (-43,5%).

Fonte: ANSR

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