Nos primeiros seis meses de 2024, Portugal registou 17.900 acidentes de viação com vítimas, resultando em 220 vítimas mortais, 1.257 feridos graves e 20.795 feridos leves em todo o território. Comparativamente ao ano de referência, 2019, Portugal registou um aumento de 2,8% nos acidentes e um crescimento de 8,3% nos feridos graves, embora tenha havido uma redução significativa de 15,4% nas vítimas mortais.
Evolução dos Principais Indicadores de Sinistralidade (Comparação com 2019 e 2023):
Indicador | 2024 | Variação face a 2019 | Variação face a 2023 |
---|---|---|---|
Acidentes com vítimas | 17.900 | +491 (+2,8%) | +571 (+3,4%) |
Vítimas mortais | 220 | -40 (-15,4%) | -19 (-8,2%) |
Feridos graves | 1.257 | +96 (+8,3%) | +56 (+5,0%) |
Feridos leves | 20.795 | -161 (-0,8%) | +692 (+3,6%) |
Principais Causas e Características dos Acidentes
Colisões e despistes foram as causas mais frequentes dos acidentes de viação em 2024. Colisões representaram 52,9% dos incidentes, resultando em 41,1% das vítimas mortais e 45,8% dos feridos graves. Os despistes, apesar de menos frequentes (33,4% dos casos), foram responsáveis por uma fatia maior das vítimas mortais (43,5%).
Em relação à localização dos acidentes, o número de vítimas mortais foi maior dentro das localidades, com um aumento de 14,8% face a 2019. Fora das localidades, verificou-se uma tendência inversa, com uma redução significativa nas vítimas mortais, evidenciando uma diminuição de 23,7% face a 2019 e de 25,0% face a 2023.
Análise por Tipo de Vias
- Arruamentos: Representaram 63,0% dos acidentes e 35,0% das vítimas mortais.
- Estradas nacionais: Abrangem 19,5% dos acidentes, mas contribuíram com uma fatia expressiva de 35,0% das vítimas mortais.
- Autoestradas: Apesar do elevado tráfego, registaram uma redução nas vítimas mortais (-7) em comparação a 2019.
Perfil das Vítimas e Veículos Envolvidos
O perfil das vítimas mortais revela que a maioria eram condutores (72,9%), seguidos de peões (15,4%) e passageiros (11,7%). Em termos de veículos, a maior parte dos acidentes envolveu automóveis ligeiros (71,5%), mas verificou-se um aumento acentuado de acidentes com velocípedes (+49,2% face a 2019) e motociclos (+34,0%).
Resumo da Distribuição das Vítimas por Categoria de Veículo (em %)
Categoria de Veículo | 2024 | Variação face a 2019 | Variação face a 2023 |
---|---|---|---|
Veículo ligeiro | 53,7% | -7,9% | +5,1% |
Motociclos | 21,4% | +34,4% | +1,0% |
Velocípedes | 7,3% | +54,9% | +3,7% |
Peões | 8,2% | -8,2% | +7,4% |
Fiscalização Rodoviária: Aumento na Vigilância e Redução de Infrações
No âmbito da fiscalização rodoviária, houve um aumento de 75,6% no número de veículos fiscalizados, totalizando 118,9 milhões de verificações, em grande parte realizadas automaticamente pelo Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). No entanto, as infrações diminuíram 41,1%, com a taxa de infração a descer para 0,38%.
Ainda neste período, registaram-se menos detenções (-40,2%), destacando-se a diminuição de infrações por álcool (-19,9%) e por falta de habilitação legal (-43,5%).
Fonte: ANSR