ULS Oeste Inicia Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas!” para Melhorar Cuidados de Saúde

0
2907

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste) deu início hoje, 12 de dezembro, ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas!” nas suas urgências hospitalares, marcando uma nova era nos cuidados de saúde prestados à população da região. Esta iniciativa visa proporcionar um atendimento mais eficiente, humanizado e adaptado às necessidades de cada utente, através de um sistema de orientação integrado pela linha SNS 24 (808 24 24 24).

Com este projeto, os cidadãos são incentivados a contactar a linha SNS 24 antes de se dirigirem a uma unidade hospitalar. A triagem realizada pelos profissionais de saúde da linha permite encaminhar os utentes para o local mais adequado ao seu problema, seja um centro de saúde, o serviço de urgência ou, quando apropriado, a permanência em casa com orientação para autocuidados. Desta forma, pretende evitar-se a sobrelotação das urgências, reduzindo os tempos de espera e promovendo um uso mais racional dos recursos de saúde.

Sob a coordenação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o projeto foi inicialmente lançado como piloto em maio de 2023, na ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Os resultados positivos, com maior acessibilidade e eficiência no encaminhamento dos utentes, justificaram a sua extensão progressiva a outras Unidades Locais de Saúde, incluindo agora a ULS Oeste.

Além de melhorar a experiência dos utentes, o projeto reforça o compromisso do SNS em garantir um acesso rápido e eficaz aos cuidados de saúde e em promover um uso equilibrado dos serviços de urgência.

Para simbolizar o vínculo com a região e dar ainda mais relevância à iniciativa, o Padre Vítor Melícias, figura pública de destaque nacional com raízes no Oeste, foi nomeado Embaixador do projeto na ULS Oeste.

O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas!” está alinhado com os esforços nacionais para otimizar os serviços de saúde e assegurar que todos os cidadãos recebem os cuidados necessários no local e momento certos, contribuindo para uma gestão mais sustentável do Sistema Nacional de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui