O Município das Caldas da Rainha anuncia a realização da 3.ª edição do Festival da Lagoa, que decorrerá entre 11 e 20 de abril, nas freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro. O evento apresenta um programa diversificado que inclui experiências gastronómicas baseadas nos produtos da lagoa, atividades de bem-estar, desportos náuticos, iniciativas de turismo de natureza, trilhos e percursos pedestres, proporcionando experiências culturais e criativas para todos os públicos.
A iniciativa tem como principal objetivo valorizar a Lagoa de Óbidos, atraindo novos visitantes e dinamizando a economia local durante a época baixa. Com o envolvimento de diversos parceiros, o festival visa aumentar a visibilidade da oferta turística associada a este importante recurso natural. O evento ultrapassa o tradicional conceito de “sol e mar”, promovendo um destino rico em natureza, bem-estar, desporto, cultura e gastronomia, contando com a participação de 15 estabelecimentos de restauração e bares das duas freguesias abrangidas.
Uma das principais novidades desta edição é a integração de experiências criativas no programa, que pretendem explorar a paisagem humana e natural da Lagoa de Óbidos através de atividades ao ar livre, estabelecendo um diálogo com a paisagem e os recursos naturais da região, entre as freguesias da Foz do Arelho e Nadadouro. Este programa criativo integra-se no projeto de ativação de Turismo Criativo desenvolvido pelo Município no âmbito da Rede de Cidades Criativas da UNESCO da Região Centro.
Com a colaboração de operadores turísticos, estabelecimentos de restauração e produtores locais, o III Festival da Lagoa pretende funcionar como um motor de dinamização local, incentivando novas estratégias de negócio e contribuindo para o posicionamento estratégico da região.
Consulte o programa completo aqui