O Município das Caldas da Rainha aprovou um orçamento de 41,9 milhões de euros para 2024, um aumento de cinco milhões em relação ao ano anterior. A decisão foi tomada pela Assembleia Municipal, com destaque para investimentos em áreas como cultura, desenvolvimento humano, saúde e habitação.
O acréscimo orçamental é atribuído à descentralização administrativa na Educação e Ação Social, além de fundos comunitários. A receita corrente prevista é de 35,7 milhões de euros, com ênfase nos impostos diretos. Na despesa, os custos com pessoal aumentam, sendo a cultura e o desenvolvimento humano focos significativos.
Estão aprovados investimentos de mais de 2,5 milhões de euros na área da cultura, 3,2 milhões de euros na área do desenvolvimento humano, 1,8 milhões de euros na área da saúde, aos quais se juntarão, de forma progressiva, investimentos superiores a cinco milhões de euros na área da habitação.
O orçamento foi aprovado com votos favoráveis do presidente da autarquia e abstenções do PS e PSD. O orçamento dos Serviços Municipalizados foi chumbado, com votos contra do PSD, abstenções do PS e votos a favor do presidente e Movimento Independente.
Foto: Município Caldas da Rainha